Masterclass em Intervenção Osteopática na Dor Crónica e Apresentações Complexas
DIAS EM FALTA PARA A FORMAÇÃO
Local
Online - Via ZoomDatas
25 de Outubro 2025Duração
Das 9 Horas às 19 HorasObjectivos de Aprendizagem
Como profissional de saúde, você sabe que a dor é mais do que um desconforto físico. Pode ter um impacto profundo no bem-estar emocional e social do doente. É por isto que desenvolvemos uma masterclass de 1 dia para o dotar dos conhecimentos e das competências básicas e necessárias para prestar cuidados eficazes às pessoas que sofrem de dor persistente.
A abordagem humanista em osteopatia realça a importância de compreender a complexa interacção de factores que contribuem para a experiência de dor de um doente.
Esta masterclass irá explorar uma série de tópicos, incluindo teorias de enactivismo, incorporação e psicologia ecológica, Princípio da Energia Livre e processamento preditivo, interocepção e alostase, neurociência da dor e os efeitos neurofisiopsicológicos do toque afectivo e da terapia manual.
Você irá adquirir uma compreensão profunda de como os sintomas corporais fazem parte de um processo dinâmico de produção de sentido, inseparável do corpo vivido e do seu ambiente.
No final desta formação, estará mais bem equipado para prestar cuidados centrados na pessoa, que sejam simultaneamente eficazes e compassivos.
Terá conhecimentos e competências para transformar a forma como aborda os cuidados músculo-esqueléticos e ajudar os seus pacientes a obter melhores resultados.
Conteudo Programáticos
Após a conclusão desta masterclass, os participantes serão capazes de demonstrar uma compreensão abrangente da complexa interacção de factores que contribuem para a experiência de dor de um doente, incluindo a importância de quadros teóricos como o enactivismo, o princípio da energia livre, o processamento preditivo e a inferência activa nos cuidados músculoesqueléticos.
Comunicar eficazmente com os doentes para construir alianças terapêuticas sólidas, tendo em
conta as necessidades e preferências individuais de cada doente e aplicando os princípios da sincronia bio-comportamental com a ajuda de estratégias de cuidados práticos.
Reconceptualizar os cuidados músculo-esqueléticos como Inferência (En)activa, desafiando os modelos tradicionais de cuidados e melhorando os resultados das pessoas que sofrem de dor através da implementação de intervenções informadas com base em dados concretos que apoiem a recuperação e melhorem a qualidade de vida.
Adaptação, homeostasia, alostase e dor:
• Os fundamentos interoceptivos de estar vivo e a sua relevância para a prática clínica
• A aliança terapêutica como inferência activa: o papel da sincronia biocomportamental
• O papel do toque e dos cuidados práticos na prática clínica músculo-esquelética
Discussões em grupo sobre casos complexo
O Formador
Dr. Jorge Esteves | Osteopata e Cientista Cognitivo
Como osteopata e cientista cognitivo especializado em dor músculoesquelética crónica, o Professor Jorge Esteves é um defensor fervoroso dos cuidados de saúde baseados em evidências e centrados na pessoa. Actualmente, é Professor de Osteopatia e Vice-Director da Malta ICOM Educational, Professor Honorário da University College of Osteopathy em Londres e investigador da Collaboration for Osteopathic Medicine Research em Itália.
Os seus interesses de investigação centram-se na reconceptualização dos cuidados osteopáticos no âmbito do enactivismo e da inferência activa. Para tal, avalia criticamente as teorias e a investigação do enactivismo, da incorporação, da psicologia ecológica, do princípio da energia livre, da codificação preditiva, da interocepção e da alostase, com um enfoque particular na dor crónica e nos sintomas físicos persistentes, e nos efeitos neurofisiológicos e psicológicos do toque afectivo.
O Professor Esteves dedica-se a fazer avançar o campo da osteopatia através de uma investigação científica rigorosa e a desenvolver tratamentos inovadores e eficazes que permitam aos pacientes alcançar uma saúde e um bem-estar óptimos.
Valor da Formação
Pagamento
Nota adicional:
– A inscrição é validada após o pagamento integral do curso.
