Osteoform

logo_sml_transp

Neuromobilização Clínica® 15ª edição

Neuromobilização Clínica®

15ª edição

Sobre a formação

A dor neuropática estima-se estar presente entre 3.5% a 18% da população com dor, a mobilização do tecido nervoso periférico pode representar uma intervenção terapêutica com validade científica sobretudo nas mononeuropatias de causa compressiva/ fricção ou iatrogénica, mas também, possivelmente, nas dores neurogénicas e inflamação com outras etiologias.

Esta formação aborda temas relacionados com a dor e inflamação neurogénicas/ neuropáticas, fibrose do tecido conjuntivo nervoso e mobilização manual do sistema nervoso periférico somático e autónomo.

As possíveis consequências de compressão/ fricção do tecido conjuntivo nervoso e/ou axonal contribuem para o fenómeno de dor/ inflamação neurogénica, podendo originar impulsos ectópicos e respostas efáticas, potenciais de ação com duração e amplitude alteradas, PEPS/ PIPS anormais e sensitização central. Estes factores podem iniciar um ciclo vicioso de inflamação com alteração: do número de fibrobastos no interstício (fibrose); da qualidade do colagénio; da permeabilidade da membrana celular e do neurilema. Estas alterações anatómicas (desorganização da matriz, degeneração neurilema ou bainhas axonais) implicam uma alteração da fisiologia normal a que se dá o nome de neurofisiopatomecânica.

Em termos muito gerais, a mobilização neural pode intervir na dispersão do exsudado inflamatório, no aumento da visco-elasticidade do tecido conjuntivo nervoso e na diminuição da dor.

 

3 módulos:

1º módulo: Mobilização do sistema nervoso periférico do membro superior.

2º módulo: Mobilização do sistema nervoso periférico do membro inferior.

3º módulo: Mobilização do sistema nervoso periférico do crânio e sistema nervoso autónomo.

1653913377044

Sobre o formador

Bruno Campos

É o criador da e formador do curso Neuromobilização Clínica®. É o fundador da Osteoform® e CEO da OstMedForm, lda. É osteopata e está profissionalmente registado em Portugal e no Reino Unido. É docente no ensino superior na licenciatura em Osteopatia onde lecciona cadeiras de neurofisiologia, neuroanatomia, semiologia clínica, biomecânica. Completou o MSc em Neurological Rehab. é É parceiro de discussão/ investigação em projetos relacionados com técnicas neurodinâmicas aplicadas aos nervos cranianos e dos membros.

extrutura_neurocranio.jpg

Condições/ datas

Datas

  • 8 e 9 de Outubro (presencial)

  • 19 e 20 de Novembro (presencial)

  • 10 e 11 de Dezembro (presencial)

 

Local

  • Coimbra

 

Pagamento

  • Pagamento por módulo (235 €)

  • Pagamento por inteiro (620 €)

  • Inscrições até 09 de Setembro

  • Vagas limitadas a 14 participantes

mobilizacao_clinica_coimbra-1