Osteoform

logo_sml_transp

Prescrição de exercício funcional

Prescrição de exercício funcional

Auxílio da reabilitação no movimento e no desporto

Sobre a formação

Esta formação é uma construção crítica de modelos puramente biomecânicos e estruturais em pacientes com dor. Eyal Lederman tem sido um crítico destes modelos desde há algumas décadas. Defende modelos funcionais de reabilitação que envolvem três processos fundamentais: o alívio, a adaptação e a reparação. O profissional de saúde e de exercício tem um papel muito importante nesta relação de confiança, não só pelo toque, mas também no aconselhamento do paciente a realizar atividades do dia a dia (a vida é um ginásio) como parte da sua recuperação/ adaptação

 

  • Referências de interesse:

    https://lnkd.in/eBaA5w4i...

    Lederman E. The fall of the postural-structural-biomechanical model in manual and physical therapies: exemplified by lower back pain. J Bodyw Mov Ther. 2011 Apr;15(2):131-8. doi: 10.1016/j.jbmt.2011.01.011. PMID: 21419349.

    Eyal Lederman, A process approach in osteopathy: beyond the structural model , International Journal of Osteopathic Medicine, Volume 23, 2017, Pages 22-35, ISSN 1746-0689. https://lnkd.in/e-6Ef8ey....
ef.001.jpeg

Sobre o formador

O Prof. Eyal Lederman formou-se na BSO e tem prática clínica desde 1986. É o director do CPDO, um centro internacional de desenvolvimento profissional contínuo para osteopatas e fisioterapeutas. O Dr. Lederman completou o seu doutoramento na King's College, Londres, onde pesquisou a neurofisiologia da terapia manual. Também pesquisou e desenvolveu as técnicas harmónicas, reabilitação neuromuscular funcional e alongamento funcional Osteopático. É Professor Associado honorário na University College of London.

É o autor dos livros Harmonic TechniqueFundamentos da Terapia Manual; A Ciência e a Prática da Terapia Manual; Reabilitação Neuromuscular na Terapia ManualAlongamento Terapêutico: Rumo a uma Abordagem Funcional; Prescrição de exercício funcional: Apoio à reabilitação em movimento e no desporto.

44d12e9d-2fd7-4bce-96e7-3125612c704e

Programa

Neste seminário, o Dr. Lederman explorará a prescrição de exercício a partir de uma perspectiva de movimento funcional e abordagem de processo. O objectivo é proporcionar uma gestão que seja personalizada e específica para cada condição. O workshop é modelado numa abordagem funcional em que os desafios do movimento são derivados do repertório do próprio movimento do indivíduo encontrado nas actividades diárias e no desporto. É utilizada uma abordagem de processo para identificar os processos de recuperação dominantes associados à reclamação do paciente e corresponder aos exercícios que suportam este processo. O workshop analisará os prazos para o início do exercício após lesão, cirurgia e condições músculo-esqueléticas crónicas. Irá também explorar como desafiar as perdas de movimento na presença de dor; em particular, identificar quando a carga física é segura e benéfica. O workshop discutirá também a prescrição de exercício em relação à melhoria do desempenho físico e desportivo. Uma abordagem funcional é diferente das práticas tradicionais de exercício físico correctivo que derivam na sua maioria das tendências de fitness/ força. Estas abordagens tradicionais são frequentemente inadequadas e ineficazes para indivíduos que se recuperam de várias condições músculo-esqueléticas e de dor. Há três processos primários subjacentes à recuperação de todas as condições músculo-esqueléticas e dolorosas - reparação, adaptação e modulação dos sintomas. Neste workshop, os participantes aprenderão uma abordagem actual, cientificamente informada, que pode proporcionar uma continuidade terapêutica entre a sessão clínica e o ambiente do paciente. Esta abordagem permitir-lhe-á desenvolver uma gestão mais eficaz do movimento e do "selfcare" que pode ser aplicada a uma vasta gama de condições músculo-esqueléticas e dolorosas. Em geral, o workshop proporcionar-lhe-á conhecimentos para desenvolver movimentos/exercícios adequados e planos de auto- cuidado para ajudar ainda mais o ritmo e o sucesso da recuperação dos seus pacientes.

Condições/ datas

Datas

  • 10 de Novembro online: 18h30-22h
  • 12 de Novembro presencial: 9h30-18h00

 

Local

  • Lisboa

 

Pagamento

  • 400 € early bird (até 15 de Agosto)
  • 450€ (até 15 de Outubro)